quarta-feira, 21 de março de 2012

Planejamento Anual do 1º Ano

                                                                                  Planejamento 2012
Escola: Grupo Escolar Passos Porto     
Disciplina:  Português                  Professora:  Maria Ivoneide               Período: 05/03/2012  á 21/12/2012
Turno: Matutino                             Turma: A                                                     Série: 1º Ano do Ensino Fundamental  
                                                                        I  Unidade      Meses: Março, Abril e Maio.
Objetivo geral: Conhecer o alunado e motiva-lo a interagi-se e valorizar a leitura como fonte de prazer e entretimento.
OBJETIVOS
CONTÉUDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÕES
REFERÊNCIAS
·         Conhecer os símbolos e usar uma linguagem oral para conversar,brincar e expressa-se;

·         Identificar as letras nos rótulos e nas embalagens;

·         Conhecer as letras nos jogos educativos;

·         Conhecer as letras nos jogos educativos;

·         Motivar o aluno a se comunicar e expressar seus desejos;

·         Incentivar o aluno a falar o que ele pensa  e escutar . próximo;

      

·                 Leituras dos símbolos;





·         Letras nos rótulos e embalagens;


·         Jogando com letras;


·         Jogando com letras;


·          Linguagem oral e                escrita;



·         Falar e escutar;



·         Desenvolver os assuntos da 1ª  unidade  através de:
- Atividades orais , escritas, xerografadas;
- Leituras;
- Diálogos;
- Debates;
- Pesquisas;
- Jogos didáticos;
- Livros didáticos;
- Brincadeiras;
- Músicas;
- Passeio pela escola;
- Trabalhinhos : em grupos e individuais;
- Pinturas;
- Colagens;
- Confecções: de cartazes, de objetos, murais;
- Mímicas;
-Ditado de palavras;
- Copias;
-Bingo de letras;

·          A professora;
·         Os alunos;
·         Jogos                                   
     didáticos;
·         Livros                              didáticos;
·         Lápis de cor;
·         Grafite;
·         Régua;
·         Cartolinas;
·         Tesouras;
·         Colas;
·         Papel madeira;
·         Emborrachados;
·         Papel A4;
·         Papel camusa;
·         Tnt;
·         Cola quente;
·         Jornal;
·         Revistas;
·         Lousa;
·         Giz;
·         Apagador;
·         Material sucata;
·         Barbante.
·         Avaliar o aluno através de:
- Participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas no dia -a-  dia ;

- Do desempenho ;

-Pesquisas;

- Trabalhos;


- Desenvolturas;

- Criatividade;

- Avaliação escritas ;

- Debates;

- Diálogos.








GIL, Ângela Bernades de Andrade. Porta  Aberta. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.


PESSOA.Isabella,de Melo .Porta de papel.Alfabetização. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.1994






OBJETIVOS
CONTÉUDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÕES

·         Incentivar o aluno a falar o que ele pensa  e escutar o próximo; 

·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e de entretimento;

·         Identificar palavras formadas pela união de duas ou mais vogais;

·          
Conhecer e identificar o som das vogais nasais.


      


·          Falar e escutar;




·          Prática de leitura e escrita;



·            Encontro                                            vocálico;




·         Vogais nasais.


- Jogo da memória;
- Jogo da forca;
- Historinhas infantis.








                                                                           II Unidade    Meses: Maio,  Junho e Julho.
OBJETIVOS
CONTÉUDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÕES
REFERÊNCIAS
      
·         Conhecer as letras do alfabeto maiúsculas e minúsculas;

·         Levar os alunos a ler e escrever as consoantes identificando as  maiúsculas e minúsculas;


·         Identificar e classificar as famílias silábicas;

·         Levar o aluno a conhecer a conhecer a sequência do alfabeto;

·         Levar o aluno a formar palavras a partir das sílabas;

·         Levar o aluno a formar palavras a partir das sílabas;

·         Reconhecer situações de uso de letras maiúsculas e minúsculas e



·         Alfabeto  maiúsculas e minúsculas e letras cursivas e de imprensa ;


·         Consoantes maiúsculas e minúsculas e letras cursivas e de imprensa;

·         Família silábica;



·         Ordem Alfabética;





·         Formação de palavras;

·         Sílabas;

·         Números de sílabas;

·         Ortografia: Qu e Gu;

·         Leituras e
·         Desenvolver os assuntos da 2ª   unidade através de:
- Atividades orais , escritas, xerografadas;
- Leituras;
- Diálogos;
- Debates;
- Pesquisas;
- Jogos didáticos;
- Livros didáticos;
- Brincadeiras;
- Músicas;
- Passeio pela escola;
- Trabalhinhos : em grupos e individuais;
- Pinturas;
- Colagens;
- Confecções: de cartazes, de objetos, murais;
- Mímicas;
-Ditado de palavras;
- Copias;
-Bingo de letras;
 -Fichas de sílabas;
-Placas de sílabas.
- Jogo da memória;
- Jogo da forca;
- Historinhas infantis
·          A professora;
·         Os alunos;
·         Jogos                                   
     didáticos;
·         Livros                              didáticos;
·         Lápis de cor;
·         Grafite;
·         Régua;
·         Cartolinas;
·         Tesouras;
·         Colas;
·         Papel madeira;
·         Emborrachados;
·         Papel A4;
·         Papel camusa;
·         Tnt;
·         Cola quente;
·         Jornal;
·         Revistas;
·         Lousa;
·         Giz;
·         Apagador;
·         Material sucata.
·         Avaliar o aluno através de:
- Participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas no dia -a-  dia ;

- Do desempenho ;

-Pesquisas;

- Trabalhos;


- Desenvolturas;

- Criatividade;

- Avaliação escritas ;

- Debates;

- Diálogos.








GIL, Ângela Bernades de Andrade. Porta  Aberta. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.


PESSOA.Isabella,de Melo .Porta de papel.Alfabetização. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.1994




OBJETIVOS
CONTÉUDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÕES
REFERÊNCIAS
      
treinar a grafia das letras;

·         Levar o aluno a perceber que a leitura é  a fonte de prazer, diversão e de conhecimento;

·         Motivar o aluno a ler , refletir e a expressar-se.

interpretações de pequenos textos:

- Quem cochicha;
- Pião
- Leão;
-Bala;
-Nenê;
- Canoa;
- Dedo;
-Mamãe;
- Vaca;
- Sapo;
- Rato;
- Fada.




·          A professora;
·         Os alunos;
·         Jogos                                   
     didáticos;
·         Livros                              didáticos;
·         Lápis de cor;
·         Grafite;
·         Régua;
·         Cartolinas;
·         Tesouras;
·         Colas;
·         Papel madeira;
·         Emborrachados;
·         Papel A4;
·         Papel camusa;
·         Tnt;
·         Cola quente;
·         Jornal;
·         Revistas;
·         Lousa;
·         Giz;
·         Apagador;
·         Material sucata.
·         Avaliar o aluno através de:
- Participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas no dia -a-  dia ;

- Do desempenho ;

-Pesquisas;

- Trabalhos;


- Desenvolturas;

- Criatividade;

- Avaliação escritas ;

- Debates;

- Diálogos.








GIL, Ângela Bernades de Andrade. Porta  Aberta. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.


PESSOA.Isabella,de Melo .Porta de papel.Alfabetização. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.1994





                                                                          III Unidade    Meses: Agosto, Setembro e Outubro
OBJETIVOS
CONTÉUDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÕES
REFERÊNCIAS
      
·         Identificar, copiar , ler e escrever as famílias  silábicas empregando o uso da separação das sílabas;

·         Participar e elaborar pequenas frases;


·         Conhecer os substantivos próprios;

·         Conhecer os substantivos comuns;


·         Conhecer e diferenciar o masculino do feminino;

·         Reconhecer situações de uso de letras e irregularidade sonoras do s/z;

·         Motivar o aluno a ler , refletir e a expressar-se



·         Separação de sílabas;

·         Elaboração e frases;

·         Substantivos próprios;

·         Substantivos comuns;

·         Masculino e Feminino;

·         Ortografia: Se Z;

·         Leituras e
interpretações de pequenos textos:

-Gato;
-Jabuti;
-Xale;
- Zebra;
- Pirata;
-Barraca;
-Lagarta;
-Casa;
- Osso;
-Escola;
-Anjo;
-Pirilampo.


·         Desenvolver os assuntos da 3ª   unidade através de:
- Atividades orais , escritas, xerografadas;
- Leituras;
- Diálogos;
- Debates;
- Pesquisas;
- Jogos didáticos;
- Livros didáticos;
- Brincadeiras;
- Músicas;
- Passeio pela escola;
- Trabalhinhos : em grupos e individuais;
- Pinturas;
- Colagens;
- Confecções: de cartazes, de objetos, murais;
- Mímicas;
-Ditado de palavras;
- Copias;
-Bingo de letras;
 -Fichas de sílabas;
-Placas de sílabas.
- Jogo da memória;
- Jogo da forca;
- Historinhas infantis
·          A professora;
·         Os alunos;
·         Jogos                                   
     didáticos;
·         Livros                              didáticos;
·         Lápis de cor;
·         Grafite;
·         Régua;
·         Cartolinas;
·         Tesouras;
·         Colas;
·         Papel madeira;
·         Emborrachados;
·         Papel A4;
·         Papel camusa;
·         Tnt;
·         Cola quente;
·         Jornal;
·         Revistas;
·         Lousa;
·         Giz;
·         Apagador;
·         Material sucata.
·         Avaliar o aluno através de:
- Participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas no dia -a-  dia ;

- Do desempenho ;

-Pesquisas;

- Trabalhos;


- Desenvolturas;

- Criatividade;

- Avaliação escritas ;

- Debates;

- Diálogos;

- Da leitura.








GIL, Ângela Bernades de Andrade. Porta  Aberta. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.


PESSOA.Isabella,de Melo .Porta de papel.Alfabetização. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.1994



           IV Unidade    Meses:  Outubro, Novembro e Dezembro
OBJETIVOS
CONTÉUDOS
ESTRATÉGIAS
RECURSOS
AVALIAÇÕES
REFERÊNCIAS
      
·         Reconhecer o singular e o plural;
             
·         Identificar as palavras aumentativas e diminutivas;   

·         Reconhecer o adjetivo, ler  e escrevê-lo;

·         Identificar palavras com r ou RR;

·         Identificar palavras com s ou ss;
     
·         Levar o aluno a perceber que a leitura é  a fonte de prazer, diversão e de conhecimento;

·         Motivar o aluno a ler , refletir,escrever,interpretar e a expressar-se.

·         Singular e Plural;


·         Aumentativo e Diminutivo;



·         Adjetivo- Qualidade;


·         Ortografia: r ou RR;
  
·         Produção de Pequenos textos;             

·           Ortografia: S ou SS;                             



·         Leituras e
interpretações de pequenos textos:

        -Hora;
       - Galinha;
       -Chapéu;
       - Abelha;
       -Cravo;
       -Girafa;
       - Cebola;
      - Algodão-doce;
      - Periquito;
      - Quati;
      - Flauta;
      - Caranguejo;
  










·         Desenvolver os assuntos da 4ª   unidade através de:
- Atividades orais , escritas, xerografadas;
- Leituras;
- Diálogos;
- Debates;
- Pesquisas;
- Jogos didáticos;
- Livros didáticos;
- Brincadeiras;
- Músicas;
- Passeio pela escola;
- Trabalhinhos : em grupos e individuais;
- Pinturas;
- Colagens;
- Confecções: de cartazes, de objetos, murais;
- Mímicas;
-Ditado de palavras;
- Copias;
-Bingo de letras;
 -Fichas de sílabas;
-Placas de sílabas.
- Jogo da memória;
- Jogo da forca;
- Historinhas infantis
·          A professora;
·         Os alunos;
·         Jogos                                   
     didáticos;
·         Livros                              didáticos;
·         Lápis de cor;
·         Grafite;
·         Régua;
·         Cartolinas;
·         Tesouras;
·         Colas;
·         Papel madeira;
·         Emborrachados;
·         Papel A4;
·         Papel camusa;
·         Tnt;
·         Cola quente;
·         Jornal;
·         Revistas;
·         Lousa;
·         Giz;
·         Apagador;
·         Material sucata.
·         Avaliar o aluno através de:
- Participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas no dia -a-  dia ;

- Do desempenho ;

-Pesquisas;

- Trabalhos;


- Desenvolturas;

- Criatividade;

- Avaliação escritas ;

- Debates;

- Diálogos.

- Leitura







GIL, Ângela Bernades de Andrade. Porta  Aberta. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.


PESSOA.Isabella,de Melo .Porta de papel.Alfabetização. Português, 1º Ano. São Paulo. FTD.1994

Um comentário:

  1. Olá poderia enviar para o meu email o planejamento do primeiro ano danilamas1@hotmail.com, agradeço desde já. Danela

    ResponderExcluir